quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Arte do RPG



Venho tentando abrir espaço em meio a tanto pensamento espremido, tanto cotidiano espremendo, tanto tempo que se esvai nos levando aos pouquinhos pra morte. Nossa Mãe, venho tentando faz uma data... E aqui estou... Finalmente começarei um texto (ou sequência de textos) sobre a mais underground de todas as manifestações artísticas. E não, não estou falando de quadrinhos... Mas de RPGs, ou Roler Playing Games. Traduzindo: Jogo de interpretação de papéis.

Nesses 15 anos como narrador, pode-se dizer que tenho alguma reflexão com base empírica, portanto não vou fazer tese de mestrado não, apenas um ensaiozinho dizendo o que penso, que já está ótimo. Primeiro vamos às polemizações que tenho visto com o passar dos anos. Entre aqueles que curtem o tema e sabem sobre o que se trata (ou que não curtem e não sabem) existem os que denomino de Curtidores, Artistas e Exorcistas. E não adianta dizer que se pode ser um pouco de cada, pois no fim das contas predomina uma visão ou outra.




Curtidores são aqueles que vêem no RPG um espaço para o mais puro entretenimento. Para esses, trata-se de um espaço para socializar, dar risada, beber, vivenciar histórias bacanas, mas enfim, não estão preocupados com aspectos estéticos e jamais viram neste jogo a possibilidade de uma manifestação artística. Na verdade os curtidores detestam a possibilidade de mesclar filosofia, existencialismo e outras inovações do gênero às suas aventuras povoadas de dragões, poderes encantados, guerreiros em masmorras, vampiros e lobisomens. Para os curtidores, inovar não importa, desde que se mantenha alto o grau da diversão, de modo que inovação para eles não passa de uma mudança de roupagem e um leve ajuste no tema.


Artistas são o outro lado dessa história. Trata-se daqueles que buscam algo mais no que jogam, transcendendo não apenas temáticas e enredos, mas mesmo regras, estruturas e seu próprio potencial narrativo, seja como narrador principal ou como os narrador-jogador. Faço parte desse grupo, pois sei que arte não é apenas o que está preso nos museus, passando nos cinemas, vendido nas livrarias etc, mas algo que engloba manifestações criativas de maneira universal, tendo como regra a presença constante da criatividade e da inspiração, além de um público por menor que seja. Quando se assiste a um bom filme ou se escuta uma música incrível e aquilo nos arrebata para além das esferas banais do pensamento, pode estar certo de que vivenciou, ainda que mais passiva do que ativamente, uma experiência artística genuína.




Num RPG voltado para a arte, o mesmo se sucede várias vêzes, embora com uma diferença fundamental: É mais ativo do que passivo, o que o diferencia de todas as demais manifestações criadoras, conseguindo a proeza de se mesclar mensageiro e receptor num só ser. Pode parecer pretensioso, e talvez seja, mas pra mim isso acaba dando margem pra que ele se torne o Santo graal das artes até então, pois além de ser pouco divulgado, de difícil acesso e impopular, ainda por cima tem a grande maioria de seus adeptos do lado dos Curtidores, o que dificulta aos novatos ver algo além de dados e pancadaria. Já para os que tem a sorte de chegar até a este Alto-RPG, porém, só posso dizer estes são privilegiados. Os primeiros apreciadores de uma arte que ainda é embrionária e cujo potencial é infinito.



Em última instância estão os Exorcistas. Existem pessoas que nunca ouviram falar nisso ou que simplesmente assumem não saber do que se trata. Mas os que denomino de Exorcistas acreditam mesmo saber do que falam, mesmo que tenham como única base notícias distorcidas de jornal (basta ver o acompanhamento da mídia quanto ao caso do assassinato ocorrido em Ouro Preto a alguns anos atrás) e em preconceitos morais e religiosos. Então, com base nisso, elas pregam contra, fazem protestos, entram na justiça, levantam tochas e seguem em frente! Destes tenho grande pena. Saber do que se trata e se posicionar ou meramente assumir sua ignorância quanto a um assunto é uma coisa, mas condenar cegamente é outra completamente diversa.




Tudo isso me faz lembrar da idade média, nos bardos e em toda a riqueza da tradição oral que a muito foi deixada de lado por essa humanidade letratada e imagética da qual fazemos parte. Era impressionante o quanto as palavras eram temidas e o quanto eram temidos aqueles que as manipulavam. As vezes acho que tudo isso está relacionado. Que o Rpg é o caminho para a Arte com A maiúsculo, pra mim já parece claro e sei que os que véem neste jogo algo que vai muito além de um jogo, conseguem ter um vislumbre similar. Os Curtidores se apegam tanto no fator "jogo" e nas questões do entretenimento, que parecem temer dar um passo além de si mesmos e possívelmente esse conceito os acompanha também em relação a outras manifestações artísticas e culturais. Temor semelhante marca os Exorcistas, mas eles levam esse medo às últimas consequências, levantando bandeiras e criticando o que não entendem. O temor e o poder que tal temor representa. A aura de superstição, que para alguns é vivenciada com intensidade, por outros é disfarçada pelo abafamento, muito conveniente, do entretenimento. Percebem o quanto tudo isso parece medieval?





Agora, podem vir com argumentos do tipo: "Ele deixa de fazer outras coisas para jogar RPG, trabalhar é mais importante que o RPG, deixa de namorar pra jogar RPG etc, oh, que terrível!" Certo. Mas se o sujeito fosse um músico, ainda que medíocre, todos diriam: "Veja, como é dedicado... deixa de fazer outras coisas para tocar sua música... ás vezes troca o trabalho e os estudos para se dedicar à música... Oh, como é dedicado..." Percebem a diferença? Não se trata de um ser arte e o outro não. Trata-se de bem e mal, luz e sombra, dinheiro bruto e inspiração pura... Enfim, preconceito.

Não deixo de amar música, literatura, teatro, quadrinhos, cinema etc, por causa da arte rpgística, mesmo porque me inspirar nelas (e usa-las dentro do jogo, mesclando tudo à narrativa) é fundamental para se chegar ao Alto-RPG. Mas afirmo com todo orgulho: No mundo da arte, já fui arrebatado por textos de Borges, poemas de Fernando Pessoa, músicas de Bethoven e Stravinsky, peças de Shakespeare e Nelson Rodriques, quadrinhos de Alan Moore, Neil Gaiman, filmes de Felinni, David Lynch e enfim, muitas outras manifestações altamente poderosas e inspiradoras. Mas houve experiências no campo do RPG que não só foram além, como também seriam intraduzíveis em outras áreas... Isso mesmo que você acabou de ler: Além! E é por isso que afirmo-o não como arte, mas como Arte! E truco!



Agora, se você quiser continuar a vê-lo como um nada que não contribuirá para o enriquecimento de sua vida e por isso não lhe interessa; uma tarde de diversão jogando dados e dando risada enquanto contam histórias juntos, mesmo que viva afirmando que isso não é mais importante pra você do que seu video-game; Ou pior, coisa do demônio! Queimem os livros, arranquem suas línguas com alicate etc... Tudo bem... O ônus será inteiramente seu!

Mas me enche de felicidade saber que, graças aos Deuses, não morrerei sem ter aprendido o prazer de ler um Guimarães Rosa, ouvir um Astor Piazolla tocando acordeon, dar deliciosos beijos na boca sob o luar, tomar um bom café vendo o entardecer e, claro: Ter sido apresentado ao bom e velho RPG e estar continuamente buscando dar um passo além dele, da mera diversão e dos dados.

Longa vida à mais antigamente nova de todas artes! Longa vida ao RPG!


4 comentários:

Biu disse...

Notaram que não fiquei perdendo tempo com definições sobre RPG etc? Pois é, se ficou interessado basta correr atrás, tem zilhões de páginas de internet e livros sobre o assunto, basta pesquisar! Boa sorte! :)

Biu disse...

Ps: Espero escrever mais textos a respeito, principalmente com a ultra-banalização desta Arte sob a forma de porcarias eletrônicas como MMORPGs... É querer trocar o ouro pela bosta mesmo, eita bichinho esquizito esse tal de ser humano, né?! rs!

Maledictu disse...

Viva o RPG e a arte de contar histórias em torno da fogueira e cercado de amigos!

Tiago disse...

Grande texto! RPG é uma arte em extinção, e tenho sorte de ter experimentado ela com um bom grupo de amigos!

Abraços!