sexta-feira, 6 de julho de 2007

Blogueiros





O que é interessante num blog? O espaço. A mídia de um modo geral é fechada, enquanto o blog é uma mídia aberta, limitada somente pela tecnologia, ou seja, se você tem acesso a um computador conectado você lê, senão nem fica sabendo.

O fato de ser uma mídia aberta nos permite mil possibilidades. Podemos fazer diários virtuais, albuns de fotos, divulgar nossos videos, nossas idéias (das mais geniais ás mais imbecís), nossos poemas, links favoritos, textos nossos e de outros autores, enfim, uma espécie de revista virtual onde somos o editor, o escritor, o fotógrafo e ás vezes nosso único leitor. A liberdade para tanto é deliciosa. Vemos o espaço virtual em branco e nos colocamos a preenchê-lo.


Assim são os blogueiros. Alguns são mais assíduos, outros escrevem bem de vez em quando, enquanto uns, como eu, são o meio termo. Escrevo pouco e coloco poucas coisas, mas minha atualização é garantidamente mensal. Pra mim escrevem pouco os que escrevem duas vezes por ano e olhe lá (mas também tá valendo, o que importa é escrever).

O Blog é sem a menor dúvida um novo gênero textual. Ou melhor: hipertextual. Pode vir mesclado de imagens, videos, sons e links que nos levam a mergulhar em outros textos. A liberdade que ele nos permite é tanta que ás vezes escrevemos uma simples frase como: "Hoje estou com dor de cabeça" e pronto, está postado. Noutros dias o senso de profissionalismo é maior. É quando decidimos por escrever de maneira mais elaborada, editando e reeditando quantas vezes forem necessárias, até nos sentirmos á vontade com o que foi escrito.

Dentre os elementos que unem os blogueiros está o blog em si. Pra quem gosta de blogs eles tem o seu valor. Pro restante das pessoas eles literalmente não existem. Quem não se interessa não procura ler nem as letras grandes, nem mesmo as imagens, não léem nada.

Já os blogueiros, esses sabem que os blogs existem, pensam a respeito disso sempre pois gastam preciosas horas de seu tempo, ainda que ocasionalmente, a se dedicarem a seus blogs. Então acaba que boa porcentagem dos leitores de blogs são quase que necessariamente também blogueiros.

A influência do movimento blogueiro tem crescido de maneira impressionante. Até mesmo personalidades políticas e celebridades tem criado e investido em seus blogs pessoais. Algumas cooperativas tem sido criadas, espécies de irmandades que servem não só como divulgadoras mas também criadoras de movimentos e eventos através da internet. Atos do tipo: mandar enxurradas de e-mails a um determinado senador pra cobrar alguma coisa, tem se popularizado cada vez mais, muitas vezes com resultados mais que interessantes.

A medida que novos amigos forem montando seus blogs, usarei os links lá embaixo pra divulga-los. É necessário que se leiam, que se divulguem, que se unam.



2 comentários:

Aldrin Iglesias disse...

o mais bonito disso tudo, é essa vontade irrefreável de dizer o q pensa, de dizer o q sente, DE DIZER : EU SOU ASSIM E ASSIM E N ME CONFUNDAM!!! viva a internet!

Biu disse...

De fato, esse é o aspecto mais legal dos blogs. Não existem muitas regras. Falamos o que dá vontade e foda-se o resto.